Blog e notícias

Nós nos concentramos nas notícias do sistema de armazenamento de energia da bateria, a mais recente tecnologia de bateria e os aplicativos BESS em nosso lfie.

Tudo que um integrador deve saber sobre torre de telecomunicações

Visualizações: 99     Autor: China JB BATERIA      Horário de publicação: 03/29/2022      Origem: https://www.jbbessportugal.com

A necessidade de uma rede de telecomunicações confiável está aumentando dia a dia, à medida que a indústria móvel cresce. Além disso, a chegada da tecnologia 5G impulsionará ainda mais o mercado, aumentando a demanda e a necessidade de novas torres. Este artigo visa ajudar os EPC /Integradores a entender melhor as oportunidades do setor de telecomunicações e como a solução de monitoramento remoto da Elum Energy oferece um valor agregado.

Do que é composta uma torre de telecomunicações? Quais são os motivos para monitorar remotamente os sites de telecomunicações? Qual será o impacto da irrupção do 5G no setor de telecomunicações?

Antes de avançar, vamos apresentar os players relevantes neste setor:

TowerCo – A Tower Communication Company constrói, possui e mantém a torre, que normalmente é alugada para as MNOs.
MNO – O Operador de Rede Móvel presta os serviços ao cliente final. Eles podem possuir a torre ou alugá-la da TowerCo.
Integrador – O EPC que projeta, adquire e instala a solução turnkey para a TowerCo operar o site.
Fabricante – Fornecedores de equipamentos ativos e passivos para a torre.

Infraestrutura de torre de telecomunicações: dispositivos e configurações

Dentro de uma torre de Telecom, distinguem-se dois tipos de equipamentos: a infraestrutura ativa e a infraestrutura passiva.

Equipamentos ativos – Elementos do sistema de transmissão da torre, compostos pelos dispositivos eletrônicos necessários para a rede celular, como estações rádio-base, equipamentos de rádio microondas, interruptores, antenas e transceptores.

Equipamento passivo – Elementos do sistema de potência da torre, compostos pelos dispositivos não eletrônicos necessários para a torre, como a própria torre, as fontes de geração de energia (grupo gerador, solar, eólica…), o grupo de baterias, a central de ar condicionado e o retificador.

A configuração de cada torre depende de cada local, sendo Off-grid ou Grid-tie. No entanto, o principal elemento passivo comum a todos os sites é o Retificador. O restante dos equipamentos passivos irá variar, tendo sempre pelo menos uma fonte de energia reserva para garantir a disponibilidade do site, prioridade número um dos MNOs.

Razões para um sistema de monitoramento remoto

A principal preocupação das MNOs é maximizar a disponibilidade do site de telecomunicações. Suas receitas dependem do funcionamento dos elementos ativos da rede, portanto, o fornecimento de energia deve ser estável e confiável a qualquer momento. Um sistema de monitoramento remoto 24 horas por dia, 7 dias por semana, permite que a Towerco mantenha o local operando de forma otimizada e detecte as falhas imediatamente para reagir mais rapidamente. Portanto, as principais razões para o equipamento de monitoramento passivo são:

Melhore o atendimento ao cliente:
/Detectar quando o site de telecomunicações está fora do ar e solucionar o problema rapidamente
/Detectar imediatamente o roubo de bateria ou combustível para evitar a indisponibilidade de fornecimento durante apagões

Reduzir custos:
Reduza os custos de O&M modificando parâmetros remotamente, reduzindo assim as visitas ao local
/Detectar roubos de combustível imediatamente
/Reduzir os custos de energia otimizando o consumo de HVAC

Visibilidade:
/Acompanhar a eficiência dos subcontratados de O&M
/Definir planos de ação eficientes (substituição de baterias, diesel off-mode, adicionar capacidade solar…)
/Acompanhar a eficiência dos planos de ação realizados

Desde o início da pandemia de Covid-19, com o aumento das políticas de lockdown, a demanda pelo setor de telecomunicações sofreu um impulso. Por isso, a supervisão do site tornou-se ainda mais importante para otimizar os custos das torres de telecomunicações, além de aumentar a satisfação do cliente, reduzindo as falhas do site. Uma solução de monitoramento remoto ajuda a otimizar as operações da torre reduzindo ao máximo as visitas ao local, um aspecto importante a ser levado em consideração em tempos de Covid-19.

Impactos da chegada do 5G

A chegada da tecnologia 5G provocará um aumento na demanda do setor de telecomunicações devido ao crescimento exponencial do tráfego que ela proporcionará. Apesar do 5G ser uma tecnologia mais eficiente que o 4G no que diz respeito ao consumo de eletricidade por bit transportado, novos sites 5G precisam ser desenvolvidos. Espera-se que cada site 5G exija de 2 a 3 vezes mais energia do que uma torre 4G equivalente atual. Esse aumento de potência, por sua vez, aumenta também os custos de energia da operadora de telecomunicações. Portanto, a necessidade de uma solução efetiva de monitoramento remoto desempenha um papel fundamental neste novo cenário.

Solução de monitoramento remoto de energia JB BATTERY

A Solução de Monitoramento Remoto JB Battery é compatível com qualquer configuração de site de telecomunicações, sejam os chamados sites legados (torres antigas) ou sites de nova geração (torres novas). O ePowerLog é responsável pela integração do Retificador, bem como de outros dispositivos como inversores fotovoltaicos, PCS a bateria, controlador de grupo gerador, HVAC, medidores AC ou sensores, a fim de ler todos os dados do site e exportá-los com segurança para a plataforma de monitoramento remoto.

As principais características desta solução de monitoramento remoto são:

Compatibilidade Modbus e SNMP – Entre outros protocolos, o ePowerLog é compatível com esses 2 principais protocolos de comunicação.
Solução Plug & Play – Solução facilmente configurável com poucas peças de hardware a serem instaladas
Comissionamento remoto – O ePowerLog pode ser comissionado remotamente, com a assistência de um instalador local.
Configuração de parâmetros remotos – O usuário pode modificar remotamente determinados parâmetros dos diferentes dispositivos passivos diretamente do ePowerMonitor.
Configuração de Alarmes – O usuário pode editar e configurar alarmes para qualquer dispositivo para reagir mais rapidamente e reduzir os custos de O&M.

Em conclusão, uma solução de monitoramento remoto permite que o operador da torre de telecomunicações aumente a disponibilidade do sistema, reduzindo os custos de comissionamento, operação e manutenção.

produtos relacionados

Bootstrap